sábado, 2 de janeiro de 2010

Para começar o ano, neste primeiro dia de "Confraternização Universal" ao falarmos de paz, temos que pensar que a paz começa em nossos pensamentos, palavras e ações. Quantas vezes não praticamos violência contra nós mesmos. e o que dirá então da que praticamos aos nossos irmãos e às outros seres vivos e à natureza como um todo. Que tal se começarmos com pensamentos de amor, paz, compreensão e a prática do não julgamento!

Autopurificação, Ahimsa

Do livro autobiografia de Gandhi - Minha vida e minhas experiências com a verdade

(...) Para ver face a face o Espírito da Verdade Universal, que tudo permeia, o indivíduo deve amar a mais insignificante criatura como a si próprio. E um homem que quer chegar a isso não pode permanecer fora de nenhum campo da vida.
A identificação com tudo que vive é impossível sem uma autopurificação. Sem ela a observância da lei do Ahimsa (não-violência) permanecerá um sonho vazio. Deus jamais será realizado por alguém que não tenha o coração puro (...)
(...) Por ser contagiosa, a purificação em nos mesmos leva à purificação dos que nos rodeiam. O caminho para autopurificação é árduo e íngreme. Para atingí-la o indivíduo tem que se tornar absolutamente livre de paixões em pensamentos, palavras e ações. Precisa elevar-se acima das correntes opostas de apego e ódio, atração e repulsa.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário