quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Classificação de alimentos segundo o Ayurveda

O Ayurveda classifica os alimentos em três categorias fundamentais:

1) Alimentos Vitais: Necessitamos os seis sabores dentro das comidas principais, isto assegura uma dieta balanceada. Nesta categoria os alimentos procurados deverão ter percentagem de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, minerais, água.

2) Alimentos que favorecem as Emoções Nobres: Nesta categoria o importante é a fonte dos mesmos. É primordial que os alimentos não provenham das mãos daqueles que causam dor, sofrimento, tristeza, angústia, estresse, morte ou maldiz os demais, como por exemplo, de quem ganha a vida por meios ilícitos, pouco construtivos, explora seu próximo, etc. Deve-se aceitar os alimentos de fontes nobres e felizes; quer dizer, de pessoas que levam uma vida digna e que ganham dinheiro honradamente. Deve-se aproveitar os alimentos que a natureza nos oferece por seu próprio desprendimento, como os grãos, frutas, verduras, leite, etc.

3) Alimentos que favorecem a Espiritualização: São os alimentos Sátvicos, que são bons para o corpo e para a mente.

Os Rajásicos por outro lado podem ser bons ou não para o corpo, mas nunca são bons para a mente. E os Tamásicos nunca são bons para o corpo nem para a mente; mas por isto não são desprezíveis na medicina Ayurvédica, já que podem ser utilizados como medicamentos, não como alimentos.

Além disto, a atitude interior frente à comida é de suma importância. O silêncio e a concentração na hora de comer e o agradecimento e a reverência ao alimento e ao Universo é mais valioso que o valor nutricional dos mesmos, pois estes podem melhorar a saúde em maior ou menor grau, o pensamento positivo brinda um perfeito equilíbrio psicofísico e espiritual.

É tão importante o regime alimentício como o regime de vida.

Ayurveda não só busca que o homem seja são e forte, mas também que seja nobre e espiritual. Que saiba conseguir honestamente a felicidade e o singelo prazer do cotidiano, discernir o real do irreal, e obter seu bem estar sem provocar sua própria destruição nem a de seu meio ambiente.

Os alimentos e as Gunas

Sátvicos: alimentos puros, que mantém o corpo e a mente claros, equilibrados, harmoniosos, tranqüilos, fortes e nutridos. São fáceis de digerir e resultam no mínimo de toxinas. As frutas, verduras, grãos, sementes, ghee e mel.

Rajásicos: são alimentos estimulantes, agitadores, que desequilibram, ativadores como o café, o açúcar, as frituras, cebola, fungos, etc. São alimentos preparados com a idéia de agradar os sentidos.

Tamásicos: criam inércia, inatividade e embotamento. São alimentos passados, estragados, fermentados, muito cozidos, muito processados, comidas “fast food”, alimentos tratados quimicamente, com conservantes, pesticidas, fungicidas, corantes artificiais, adoçantes, drogas que viciam, ou alimentos que são ingeridos depois de três horas de cozidos... as carnes, ovos, gelatina de origem animal, alho, cebolas (todas), berinjelas. O cigarro, as drogas, e bebidas alcoólicas.

A ingestão de algum dos alimentos mencionados pode ser benéfica para o corpo físico; mas não são convenientes para o praticante espiritual. Podem ser consumidos como medicamentos e durante o menor tempo possível, já que ofuscam o brilho do Ser, obscurecendo a mente, e cortando a conexão com o Divino. O cigarro, as drogas, o álcool, etc confundem a consciência, causando vulnerabilidade nos distintos campos energéticos, são alimentos que distanciam o homem de sua própria Realização.

Tabela de Alimentos segundo a Guna que os rege

Sátvicos

Sementes

Grãos

Frutas

Cereais

Verduras

Flores

Ervas Medicinais

Homeopatia

Florais

Mel e derivados (apícolas)

Lácteos (ordenha caseira e manipulação benévola)

Rajásicos

Cebolas

Café

Mate

Chá negro

Picantes

Açúcar refinado

Chocolate (preto)

Tamásicos

Alho

Carnes (todas)

Cebolas (todas)

Ovos

Fungos

Fermentos (alguns)

Gelatina (animal)

Comidas (velhas, requentadas)

Químicos (corantes, conservantes)

Álcool

Drogas

Cigarros

13 comentários:

  1. gratidão pelas informações!! visite também meu blog, http://recortandoascenasdavida.blogspot.com.br/
    Rosana Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço sua visita Rosana, desculpe a demora em responder-lhe, agora estou retomando o blog com novidades!! Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre sal e açúcar , que posição eles se enquadram ?

      whaths 54 8128-1266 locutoredinho@outlook.com

      Excluir
  3. Ola..ambos sao classificados como rajasticos..estimulantes. namaste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou ainda estudando sobre a assunto , mas quero dar esse passo em vida para minha evolução espiritual , meu medo e que meu corpo não suporte a jornada e que eu perca muios kilos, e outras superstições , que conselhos pode me passar ,

      Excluir
    2. perdão , não percebi ali que tens uma página especifica sobre isso , no qual solicita valores, desculpe pela gafe , muito obrigado ja me ajudeaste , grato

      Excluir
    3. expressei-me mal , quis dizer o consultório virtual ,perdões

      Excluir
    4. Ok à disposição! Gratidão! Namaste!

      Excluir
  4. Cebola entra em qual classificação, afinal?
    Gostaria de saber também, por que a beringela entra no tamásico.
    Gratidão _/\_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A Cebola é uma alimento Rajásico. Aumenta o calor (agravando Pitta Dosha) e também dificultando a meditação. Alimentos estimulantes sao rajásicos mas alguns também apresentam a característica tamásica pois excitam e na sequência deprimem o sistema nervoso como o álcool e a cebola por exemplo. Já a berinjela é tamásica porque segundo o Ayurveda os alimentos que tem digestao dificil liberam toxinas no organismo. É o que acontece com a berinjela que apesar de ter muitas vitaminas faz com que o organismo produza toxinas a nao ser que o individuo tenha um "agni" digestivo muito bom. Gratidao pelas perguntas Namastê _/|\_

      Excluir
  5. A macrobiótica adota cebola e um alho poró,independente das maravilhas a saúde, é também de muita luz espiritual..
    O que pode me dizer sobre isso?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adriana, pratico yoga desde 1988... me alimentei e também os meus urespeitando todo esse esse conhecimento hinduista. Ainda pratico os ensinamentos, mas a falta de alguns alimentos me causaram transtornos irreversíveis ao corpo. Penso que cada pessoa que optar pelo veganismo ou vegetarianismo deve estar bem consciente do que isso possa causar ao corpo com o passar do tempo.
    Namastê.

    ResponderExcluir