segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ayurveda - a Ciência da Vida


Ayurveda: Ciência da Vida

Medicina Milenar originária da Índia, agrega um extenso conjunto de métodos e práticas voltadas para a prevenção e tratamentos das doenças e para a promoção da saúde. Como a escola médica, deve ser incluída entre as chamadas Medicinas Vitalistas junto à Medicina Chinesa, a Homeopatia, a Naturopatia e a Medicina Antroposófica.

Dhanvantari, o deus hindu da medicina, é um avatar de Vishnu, o senhor supremo. De acordo com as escrituras védicas, Dhanvantari materializou-se pela primeira vez nesta era ao emergir do Oceano de Leite, trazendo em suas mãos Amrita, o elixir da imortalidade, para fortalecer os semi-deuses em sua batalha contra os demônios.


Indra, o senhor dos céus, observando a miséria dos seres humanos e sua aflição com as doenças na Terra, pediu a Dhanvantari que ensinasse o Ayurveda à raça humana.

Com esse propósito, Dhanvantari nasceu como filho do rei de Kasi. Como rei de Kasi, organizou os Samihtas do Ayurveda para o benefício da humanidade.

Toda a literatura Ayurveda está baseada na filosofia Samkhya sobre a criação do Universo. Samkhya é um processo de enumeração metafísica e foi compilado por Maharishi Kapila há dois mil e oitocentos anos.

Samkhya é reflexão filosófica e é o reconhecimento da natureza e do Espírito Puro.

Ayurveda é a ciência que permite que as forças biológicas mantenham-se em equilíbrio; então a mente e o corpo estarão sãos. A medicina Ayurvédica põe a mesma ênfase no corpo como na mente e no espírito, e se esforça para manter a harmonia natural. O compilador de Ayurveda foi Maha Guru Charaka, contemporâneo de Maha Guru Patanjali entre 200 AC e 200 DC.

Ayurveda é uma ciência capaz de ensinar-nos a arte de viver saudável e felizmente cada dia. Proporciona o conhecimento do funcionamento do ser humano e a relação com o Universo; ensina que o homem é um microcosmos, um Universo dentro de si mesmo. A base da Ayurveda é a crença de que o ser humano deve ser considerado uma entidade única, sem que exista separação entre corpo - mente - Alma (psicológico, físico e espiritual). O conceito dos cinco elementos é a base da ciência Ayurveda (éter - ar - fogo - água - terra). A partir da combinação destes cinco elementos se criam as três classificações primárias: (Tridosha: Vata - Pitta - Kapha).

A Tridosha permite desenvolver uma medicina baseada nesta premissa. Cada um de nós é feito por uma única combinação destas três forças, a qual é determinada no momento da concepção e é nossa constituição ou natureza (Prakriti).

Prakriti é igual à natureza ou tipo físico. Cada ser humano é único, ou seja, tem uma Prakriti única. O encontro, a fusão entre corpo e mente, entre pensamento e matéria, está ocupado pelo princípio chamado Tridosha. Um desequilíbrio entre os Doshas (corpo-mente) pode levar a morte prematura. Doshas significa combinação dos elementos, estes são os três princípios que governam todas as funções biológicas, psicológicas e psicopatológicas do corpo-mente-consciência. Predomina um, mas somos formados pelos três (Vata, Pitta e Kapha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário